quinta-feira, 16 de abril de 2009

ENTREVISTA ROBERT, COMMITMENT RECORDS



1)Robert,nos conte um pouco sobre a Commitment, como começou e quantos anos já está em atividade?nós sabemos que você é um cara cheio de histórias, conte pra gente algumas experiências legais que você teve com o hc, na europa e ao redor do mundo (hehe).


Olá André!, bom lá vamos nós..a commitment começou como selo em 1996, antes disso eu tinha uma distro já com o mesmo nome por um ano, agora estamos em 2009 e a commitment já está ativa a 13 anos,em alguns anos o selo foi um pouco mais ativo que outros, mais mesmo assim, eu coloco em média 1 lançamento por ano.É verdade que eu tive algumas experiências legais durante esse tempo e eu acho que as melhores são encontrar pessoas, que as vezes eu tenho contato por internet e anos depois finalmente você encontra essa pessoa, e também é muito legal saber que há pessoas que sentem as mesmas coisas que você sobre o que é certo e errado, ao redor do mundo!Eu vi o straight edge chamar a atenção da mídia aqui, em meados de 96/97, com inúmeras televisões falando sobre ( e distorcendo o verdadeiro sentimento do sxe)e eu vi a cena Holandesa crescer aqui com tantas bandas boas como o Mainstrike,Vitamin X,Reaching Forward, Guidingline, mais eu também vi a cena desabar, até o status atual, com muitas bandas e pessoas caindo do straight edge e até mesmo do hardcore.Mas quando a cena do seu país vai mal, a cena de outros países da Europa também vão mal, em sequëncia, e pelo que eu vejo na América do Sul a cena ainda está mais forte, com bandas antigas, que estão por aí a bastante tempo ativa, nos EUA também há muita gente nova com coisas legais, garotos que dão entusiasmo para todos e mantendo a cena viva!


2)Quais são as maiores dificuldades de se ter um selo hoje? Infelizmente nós vemos que as pessoas hoje em dia não apoiam muito mais as bandas como antes, nem comprando seus EP'S e outras coisas..mesmo tendo um preço acessível, o que você acha disso?


Você está totalmente certo, infelizmente eu tenho que dizer, quando eu comecei a commitment, eu vendia facilmente, cerca de 1000 cópias de "7 e inclusive tive que fazer reprensagem de alguns lançamentos.Mais hoje em dia, eu não consigo vender nem 500 cópias de um "7,mesmo com os novos lançamentos com uma qualidade melhor e com bons "reviews".Não há nada de mais em você fazer um download para você conhecer algum som, até eu mesmo faço isso,mas se você gosta de um álbum você deve comprá-lo para apoiar a banda e o selo, e se ninguém comprar mais estes álbuns os selos não irão sobreviver.Mais talvez este seja o futuro mesmo,sem selos, as bandas distribuem seus próprios materiais pela internet e recebendo dinheiro através do merch,e não mais por venda de música, isso já vem acontecendo até mesmo com os grandes artistas.E eu acho isso triste porque um álbum de verdade (de prefêrencia em vinil) com uma arte legal, com letras , lançados por algum selo pequeno DIY é algo que realmente pertence ao HC.E parece que os álbuns lançados em vinil estão sobrevivendo unicamente como fato de serem colecionados, com selos fazendo inúmera séries limitadas, então qual a necessidade de se ter 4, ou 5 álbuns da mesma banda? eu prefiro ter 1 álbum e poder gastar a mesma quantia em dinheiro com outros Álbuns, mais talvez isso seja uma velha paixão.


3)Nos conte um pouco sobre os lançamentos da Commitment,você chegou a lançar bandas daqui, em especial o INSPIRE de São Paulo na "More than X on our hands" que é uma das melhores bandas de hc Oldschool da América do Sul, de todos os tempos no Brasil.Quais serão os próximos lançamentos da Commitment?Terá alguma reprensagem de Discos Sold Out como os clássicos do Reaching Forward "Pride is Everlasting" ou até mesmo o Youth Of Today "Live at van hall..?"


Eu cheguei a Conversar com a banda (INSPIRE) sobre Lançar um álbum deles na época,mais infelizmente a banda acabou antes de gravarem algo, o que eu achei triste porque eu achava a banda muito boa e adoraria ter eles no meu selo,a verdade que o único lançamento oficial deles (além da Demo) foi a compilação More than X on our hands, que trazia algumas músicas da Demo.A única banda brasileira que teve um "7 lançado pela commitment foi o Infect, que na minha opinião foi um dos melhores lançamentos da Commitment.Por enquanto eu não tenho nada programado para lançar eu estou dando um "tempo" na verdade para lançar algo em 2009, e pretendo fazer um lançamento especial para o número 40 da commitment em 2010, eu já tenho algumas coisas em mentes mais eu não sei se pode dar certo, então não tenho muito o que te falar agora.Eu não planejo fazer alguma reprensagem, pois se eu fizesse eu teria que fazer ao menos 500 cópias e eu acho que não teria como vender 500 cópias de uma banda que acabou a anos.O álbum do youth of Today foi copiado por alguém dos EUA,então eu acho que você consegue ainda achar uma cópia (muito bem feita) deste álbum ( que você pode reconhecer pois é um vinil preto, enquanto o original lançado pela commitment foi lançado na versão cinza)


4)Me Desculpe, Robert, mais eu sempre gosto de fazer perguntas difíceis, então ai vêm a bomba (hehe)..quais são os 5 melhores discos de todos os tempos para você?


Puxa cara, eu tenho que concordar que essa é muito difícil!eu tenho um gosto muito amplo em música, mais limitando-se ao hardcore:


1. We’re Not In This Alone – Youth Of Today
2. Screaming For Change – Uniform Choice
3. Minor Threat – Minor Threat
4. Start Today – Gorilla Biscuits
5. Break Down The Walls – Youth Of Today


5)A commitment lançou recentemente o Album do Birds of A feather, o "chapter 5" que na minha opinião é um dos melhores discos oldschool lançado desde o último álbum do Mainstrike em 99, e este álbum soa um pouco como um "revival" de bandas como o próprio Mainstrike, Eyeball,Sportswear entre outras.Como está hoje a cena punk/oldschool na Europa após um álbum tão bom como o "chapter 5"?

Eu acho que a cena Oldschool na Europa hoje está indo muito bem, contudo não como mais no meio da década de 90, quando havia toneladas de bandas oldschool sxe como Mainstrike, Eyeball, Sportswear,Guidingline,Vitamin X,Pointing Finger, Time X, Building, One X more, e muitas outras, hoje me parece que a Alemanha e Suécia são os países onde tem mais bandas oldschool, mais parece que as bandas hoje ficam pouco tempo na ativa.As bandas que eu mais admiro hoje em dia o Vitamin X(que continuam fortes ainda, esses caras são um dos remanescentes da cena sxe dos anos 90 por aqui),Birds of A Feather,True Collors,Up Rights,Smart (ex F.P.O),Balance, e Golden X


6)O straight edge e a cena Hardcore "Oldschool" sempre tiveram conexão um ao outro.Você acha que essa conexão têm se apagado nos dias de hoje?Nós vemos que na verdade há alguns valores perdidos na cena, como se escrever um fanzine por exemplo todas essas conexões interligadas com a cultura DIY,você sente que são coisas que o pessoal já não se importa mais?


As primeiras bandas sxe (Minor Threat, SSD,DIY, Uniform Choice) tocavam um hardcore tradicional.Mais naqueles tempos a maioria das bandas não tinham nada a ver com o straight edge,Já perto da década de 80 começaram a surgir as bandas youth crew que eram sxe e o sxe tinham uma conexão muito forte com o youth crew quando a maioria das bandas tocavam apenas isso.


07)Qual é parte mais preciosa de se fazer um lançamento perfeito?E qual o melhor lançamento que você tem e que você não para de ouvir até hoje?

Eu acho que um lançamento perfeito tem que ter uma boa musíca(é claro),letras que falam o que você sente,uma boa produção e um bom desenho.Coisas originiais também ajudam.
Qual o melhor lançamento que eu tenho e não consigo parar de ouvir todos os dias? Bem,por fato,eu não ouvi nenhum lançamento hoje ainda,somente algumas mp3 que eu peguei pela internet.Mas o mais recente lançamento que eu gosto muito é o novo LP do Vitamin X,''Full Scale Assaul''ouça isso,se você não ouviu ainda.
E também tenho escutado muito ultimamente a banda Telephate de Nova York,mas eles não tocam hardcore é mais eletronico e para o novo album solo Dresden Doll da cantora Amanda Palmer,entitulado ''Who Killed Amanda Palmer?''

08)Por ultimo,Robert eu gostaria de agradecer você pela atenção e nós devemos respeitar caras como você que mantem a cena forte até hoje.Por favor esteja livre para dizer o que você quiser para os garotos do Brasil.

Obrigado,André pela entrevista e pelo apoio a Commitment Records! E também eu quero agradecer os garotos brasileiros por sempre apoiarem a Commitment Records todos esses anos.Eu sei que não é facil ter os lançamentos da Commitment no Brasil e eu sei que alguns garotos não podem ter um toca disco em casa,é uma pena.Eu sempre tenho recebido bastante mensagens positivas da cena brasileira sobre os lançamentos da Commitment.E acho que a cena do Brasil é muito forte e é forte já a bastante tempo com algumas velhas bandas ativas até hoje.O Brasil teve algumas bandas lendarias,algumas dessas mais straight edge politicas,e isso é uma grande coisa.Então faça com orgulho sua própria cena.

http://www.myspace.com/commitmentrecords